A Paraíba atingiu 5,7 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023.
A divulgação do índice ocorreu nesta quarta-feira pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF).
De acordo com o Ministério, o resultado indica um progresso de 0,4 pontos além da meta proposta para o estado no primeiro ciclo do IDEB (2007-2021).
Para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º), a Paraíba obteve 4,5 pontos e, no ensino médio, 4,0 pontos, ambos abaixo da meta projetada pelo IDEB para o estado nessas fases.
Em comunicado à imprensa, o MEC enfatizou que “embora alguns estados tenham se sobressaído nas três fases avaliadas, o Brasil excedeu a meta apenas nos anos iniciais do ensino fundamental”.
Para o Ministro da Educação, Camilo Santana, o desempenho no IDEB sublinha a necessidade de o MEC continuar trabalhando com os estados e municípios na superação das disparidades educacionais.
A nível nacional, o país alcançou 6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), cumprindo a meta nacional estipulada para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021). Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o Brasil atingiu 5 pontos e, no ensino médio, 4,3 pontos, ficando aquém das metas de 5,5 e 5,2, respectivamente, para essas etapas.